Qual são os benefícios da banha do porco.

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

A banha de porco mas esse ingrediente ganhou má fama ao longo do tempo, pois acreditava-se que era prejudicial à saúde do coração.

É comum que as pessoas não prestem muita atenção em alguns tipos de alimentos. Por exemplo, na gordura que usam para cozinhar. Existe uma grande discussão sobre qual o melhor óleo, se manteiga é realmente saudável, se a banha de porco é tão nociva quanto dizem, etc. Com relação à essa última, ela divide opiniões. Vamos saber tudo sobre a banha de porco, os prós e os contras.

Banha de porco tem benefícios?

Há quem diga que a banha de porco é muito melhor do que os óleos vegetais, e há quem garanta que o mais recomendado é se livrar dela, para sempre.

Porém, como os estudos nutricionais estão sempre evoluindo, agora já se sabe que o efeito dela é exatamente o contrário. Os verdadeiros vilões são mesmo os óleos vegetais refinados.

A banha oxida menos do que o óleo

A grande diferença entre a banha e o óleo refinado, por exemplo, é que a primeira é rica em ácidos graxos monoinsaturados, o que significa que é mais resistente ao calor e não sofre a mesma oxidação que os óleos refinados quando exposta à altas temperaturas. Essa oxidação é prejudicial à saúde porque libera componentes inflamatórios e tóxicos para o organismo.

Até mesmo o azeite de oliva extravirgem, considerado um dos óleos mais saudáveis, não ganha da banha na hora de fazer frituras. Para ser mais saudável ele deve ser consumido sem ir ao fogo ou, no máximo, em baixas temperaturas

Antigamente não existiam os diversos óleos que se tem hoje em dia para preparar alimentos. O que mais se usava era a banha de porco. Mas esse ingrediente ganhou má fama ao longo do tempo, pois acreditava-se que era prejudicial à saúde do coração.

Porém, como os estudos nutricionais estão sempre evoluindo, agora já se sabe que o efeito dela é exatamente o contrário. Os verdadeiros vilões são mesmo os óleos vegetais refinados.

A princípio, não contém sódio e nem conservantes e é rica em ômega 3 substância que ajuda na diminuição do colesterol ruim, e também em ácidos oleiros,, que reduzem os riscos de depressão.

beneficios da banha de porco à saúde

Ela também contém vitamina A, vitaminas do complexo B e betaína. A vitamina A é importante para os olhos, ajuda na formação de colágeno e também é necessária para a renovação das células. As vitaminas do complexo B regulam a produção de energia do nosso organismo, são boas para a pele, cabelo e intestino e também ajudam a fortalecer a imunidade. 

A gordura da banha de porco não é nociva para a saúde, pois é natural e de origem animal, e que os estudos que apontam uma relação entre gorduras e doenças cardiovasculares.

Espero que vocês tenham gostado das dicas pessoal abraços! 💙

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s